no site na web Voltar ao inícioHomePesquisarPesquisarMapa do siteMapa do Site
Usados para queimar gordura, termogênicos podem afetar a visão

Usados para queimar gordura, termogênicos podem afetar a visão

As substâncias proibidas são eficientes para queimar gordura, mas podem provocar sérios prejuízos na visão

   
Trocar a cor dos olhos pode cegar

Trocar a cor dos olhos pode cegar
Procedimentos para ficar com olhos claros podem causar graves complicações.

   
Olho biônico para deficientes visuais começará a ser comercializado

Olho biônico para deficientes visuais começará a ser comercializado
07/02/2013

Depois de vários anos de pesquisas, o primeiro olho biônico foi criado nos Estados Unidos e transplantado em 60 deficientes visuais de todo o mundo, que conseguiram recuperar parcialmente a visão, alguns mais, outros menos.

   
Uso prolongado de aspirina é ligado a tipo de cegueira
Pessoas que tomam aspirina por muitos anos, como pacientes com problemas cardíacos, por exemplo, são mais suscetíveis a desenvolver um determinado tipo de cegueira, revelaram cientistas.
   
Catarata congênita corresponde a 40% dos casos de cegueira na infância

Se você pensa que catarata é doença de velho, está na hora de rever seus conceitos. Cada vez mais os oftalmologistas têm atendido crianças e jovens com o problema...

   
Cenouras ajudam a enxergar melhor? Não, mas o chocolate sim!

Cenouras ajudam a enxergar melhor? Não, mas o chocolate sim!


   
Por que a Íris humana é colorida?

Por causa da presença de melanina, pigmento que também confere cor à pele e ao cabelo, explica o oftalmologista Paulo Augusto de Arruda Mello, presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

   
Saiba mais sobre o Daltonismo, a cegueira para cores
O daltonismo é uma doença conhecida como 'cegueira para as cores'.
   
Baixa umidade do ar faz crescer Síndrome do Olho Seco

Com os dias frios e a baixa umidade do ar, os oftalmologistas alertam para o crescimento no número de casos de Síndrome do Olho Seco, doença crônica que afeta 10 % da população e é causada pela queda da quantidade ou da qualidade da lágrima.

   
Os olhos também precisão de proteção na neve

Há algumas semanas, o programa de televisão Fantástico estreou um novo quadro, o Planeta Extremo, onde o desafio dos participantes era participar de duas maratonas na Antártica: uma de 42 km e outra de 100 km. Ao término da primeira prova, um dos competidores, que não se adaptou ao uso dos óculos de sol da prova, apresentava graves queimaduras lesões oculares.

   
Suplemento de vitaminas pode prevenir perda de visão

 Se todo americano sob risco de degeneração macular senil (AMD, em inglês) tomasse suplementos de vitaminas antioxidantes e zinco diariamente, mais de 300.000 pessoas poderiam evitar a perda de visão nos próximos 5 anosO.

   
Xeroftalmia: cegueira noturna é causada por deficiência de vitamina
Xeroftalmia, genericamente conhecida como cegueira noturna, é o nome dado a uma grande variedade de sinais e sintomas oculares, como falta de lágrimas, dificuldade de adaptação à luz.
   
Medicamento para o coração alivia dores nas córneas, diz pesquisa
Uma droga usada contra doenças cardiovasculares pode servir para aliviar dores nas córneas, indica pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto.
   
Saiba mais sobre Pterígio e Pinguécula
O pterígio é a "carne crescida" sobre a córnea, doença extremamente freqüente na região amazônica. Muita gente chama o pterígio de "catarata", mas essas doenças são completamente diferentes.
   
Alimentação saudável: o mamão tem ação benéfica contra a catarata
Até então o mamão era conhecido por seu poder em combater e prisão de ventre e evitar a formação de gases, isso graças às substâncias laxativas e às fibras contidas nele. Porém, estudos recentes apontam outro benefício da fruta.
   
Saiba mais sobre a angiofluoresceinografia

Angiofluoresceinografia é um procedimento de diagnóstico que utiliza uma câmera fotográfica especial para tirar uma série de fotografias da retina, que é a camada sensível à luz e que reveste o interior do globo ocular.

   
Saiba mais sobre a Síndrome de Sjögren
A Síndrome de Sjögren é uma doença autoimune crônica, em que o sistema imunológico do próprio corpo do paciente erroneamente ataca as glândulas produtoras de lágrimas e saliva. Linfócitos, um tipo de célula branca do sangue, infiltram-se por estas glândulas provocando diminuição da produção de saliva e lágrimas. Assim, as características principais da Síndrome de Sjögren são secura nos olhos e na boca .
   
7 doenças que podem ter diagnóstico precoce

As pessoas costumam procurar um oftalmologista apenas quando percebem que não estão enxergando como deveriam de perto ou de longe. O ideal é que isso ocorra periodicamente. Dessa forma há a possibilidade de diagnóstico precoce, evitando possíveis problemas graves e que possam até evoluir para a cegueira.

   
Tremor ocular é sintomático e deve ser investigado

Chama-se nistagmo o tremor ocular involuntário, rítmico, oscilatório e repetitivo que tem a importante missão de chamar a atenção de seus portadores para problemas oftalmológicos e neurológicos.

   
Informações sobre ceratocone
O ceratocone tem um pico de desenvolvimento da doença na faixa etária compreendida entre o início da adolescência, até aproximadamente os 25 anos de idade.
   
Ollho Seco
Em síntese, é uma condição anormal da superfície do olho que se manifesta quando as pessoas produzem lágrimas insuficientes ou a mesma é deficiente em algum de seus componentes e provoca desconforto ocular.
   
Glaucoma afeta também o cérebro

Os danos provocados pelo glaucoma, principal causa de cegueira irreversível no país, não se limitam aos olhos, como os médicos acreditavam até o momento.

   
O que é Vista Cansada ou Presbiopia

Vista Cansada ou Presbiopia é a perda progressiva da capacidade dos olhos focalizarem imagens de perto que ocorre em função da idade.

   
A importância da Higiene ocular.

Os nossos olhos estão diariamente expostos a muitas influências externas. Têm contato com poluentes do ar, bactérias, ar seco, vento, cosméticos, etc.

   
Retina: novos tempos Prof. Dr. Marcos Ávila

No centro das grandes inovações da oftalmologia, os tratamentos das doenças da retina carregam expectativas animadoras. Resultados positivos são alcançados com o encorajamento da ciência

   
O tratamento da retinopatia diabética
Para tratar de maneira eficaz o paciente com RD é preciso que se reconheçam com precisão o momento correto e o tratamento adequado a ser empregado em cada paciente.
   
Saiba tudo sobre Retinoblastoma
Retinoblastoma é o tumor ocular (câncer) mais comum em crianças. Pode acometer um ou os dois olhos, tanto meninos quanto meninas e sem predileção por cor ou raça.
   
Cuide dos olhos ao praticar exercícios

Os praticantes de esportes ao ar livre expõem seu olhos a ameaças diárias.

   
Conjuntivite alérgica é mais frequente no inverno

Engana-se quem pensa que o inverno só pode trazer doenças respiratórias como resfriados, sinusite, asma e rinite.

   
Olhos que aparecem brancos em fotos precisam de cuidados médicos
Os pontos vermelhos que aparecem em olhos em fotografias podem parecer estranhos, mas não significam que há algo errado.
   
Tabagismo, cafeína e outros podem influenciar o desenvolvimento do glaucoma

O glaucoma é uma das principais causas de cegueira irreversível em todo o mundo. No Brasil, atinge mais de um milhão de pessoas, mas metade não sabe que tem o problema.

   
Nova cirurgia a laser pode corrigir vista cansada
Nova técnica de cirurgia a laser promete corrigir a perda da capacidade de o olho focalizar de perto, ou "vista cansada", problema que atinge a todos depois dos 40.
   
Jogos em 3D - Nintendo alerta para os riscos
A Nintendo alertou para o risco de danos à visão, provocados pelos jogos 3D em crianças com menos de seis anos de idade...
   
Governo americano libera novos testes com células tronco embrionárias para cegos
Os americanos com deficiência visual passam a ter novas expectativas sobre um possível tratamento para cegueira...
   
Jovem que pingou vodca no olho pode ter que fazer transplante em Campinas (SP)
Um estudante universitário de 23 anos corre o risco de ter que passar por um transplante de córnea por ter pingado vodca nos olhos...
   
Jovens usam vodca como colírio para ficarem bêbados, mas prática pode cegar
Quando você começa a crer na humanidade, alguém inventa de pingar vodca nos olhos, e isso vira mania...
   
Ar seco aumenta doenças oculares
Maior ressecamento da lágrima predispõe à alergia, conjuntivite e pode causar cicatrizes na córnea. Usar soro fisiológico agrava o problema.
   
Cientistas criam retina a partir de células-tronco embrionárias

Cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, criaram o estágio inicial da primeira retina humana feita em laboratório.


Células-tronco, um avanço polêmico
... O avanço marca o primeiro passo rumo ao desenvolvimento de retinas totalmente prontas para o transplante...

   
Chá verde protege os olhos contra o glaucoma e outras doenças
Cientistas confirmaram que as substâncias saudáveis encontradas no chá verde - famoso por suas propriedades antioxidantes e de combate a diversas doenças - podem penetrar nos tecidos do olho...
   
Degeneração macular
Doença pouco conhecida afeta milhões em todo o mundo 
   
Inverno: Olhos ficam mais vulneráveis durante a estação
A estação mais fria do ano, além de trazer alguns transtornos para a pele, exige mais cuidados com os olhos também.
   
"Célula do sono" ajuda camundongos cegos a enxergar
Receptores de luz presentes nos olhos de camundongos e humanos podem ajudar pessoas com deficiência visual a recuperar parte da visão
   
Visão 20/20 não significa a melhor acuidade
Oftalmologista, presidente da Sociedade Brasileira de Catarata e Implantes Intraoculares (SBCII), reclama que a tabela de Snellen, a qual mede a visão desde o século XIX, está defasada e não corresponde à rotina das pessoas no século XXI
   
Estimulação Visual Precoce
Toda criança portadora de baixa visão ou visão subnormal sofre um prejuízo natural no desenvolvimento neuropsicomotor e, se não adequadamente estimulada, sofre um prejuízo ainda maior que poderá influenciar nas suas atividades intelectuais, escolares, profissionais e sociais; elas necessitaram de estimulação visual precoce para realizar sua integração.
   
Problemas Oculares no Recém-Nascido e na Criança
Mitos e verdades sobre problemas oculares no recém-nascido e na criança
   
Medicamentos para doenças crônicas alteram a visão
Aumento do consumo de antidepressivos e de medicamentos para doenças cardíacas no Brasil pode provocar graves doenças nos olhos.
   
Fumantes têm duas vezes maior risco de cegueira, alertam especialistas
Há pelo menos 1 bilhão de fumantes em todo o planeta, e essas pessoas têm o dobro de chances de ficarem cegas, segundo alerta a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta segunda-feira, em ocasião ao Dia Mundial sem Tabaco.
   
Implante põe fim nos óculos ‘fundo de garrafa’
Procedimento para corrigir alta miopia não altera a anatomia ocular, evita o olho seco e reduz complicações pós-cirúrgicas...
   
Acidentes de trânsito: Quanto os problemas de visão podem ajudar nesse índice?
... A avaliação oftalmológica realizada para a carteira nacional de habilitação não inclui procedimentos que avaliem a saúde ocular. É apenas a constatação da acuidade visual ...
   
Associação dos Portadores de Olho Seco realiza encontro educacional gratuito em São Paulo
A Associação dos Portadores de Olho Seco (APOS) realiza, com o apoio de patrocinadores, no dia 07/04/2010, próxima quarta-feira, o Encontro Educacional sobre a Síndrome do Olho Seco. O evento é gratuito e acontecerá das 9h30 às 12h, no SESC Ipiranga em São Paulo.
   
Óculos para ver em 3D podem ser agentes de contaminação
Oftalmologista brasileiro confirma necessidade de atenção com os óculos para assistir a filmes em 3D e sugere à Agência Nacional Vigilância Sanitária que observe o que está  acontecendo nas salas de cinema do Brasil...
   
Fundação Hospital de Olhos promove Programa de Saúde Ocular
A Fundação Hospital de Olhos, localizada em Belo Horizonte, realiza nos meses de janeiro e fevereiro o "Programa de Promoção da Saúde Ocular", que oferecerá palestras e testes de visão gratuitos...
   
Abusar do sol pode queimar a retina
Proteja sua visão.
Como os raios solares podem prejudicar seus olhos...
   
Proteína poderá ajudar no diagnóstico precoce do glaucoma

Pesquisadores anunciaram que encontraram uma proteína que poderá indicar estágios precoces do glaucoma

   
Células-tronco podem ser usadas na cura de doença que causa cegueira juvenil
Cientistas americanos querem começar a testar o tratamento com células-tronco embrionárias na cura de uma doença chamada de Stargardt, que causa cegueira juvenil irreversível.
   
Como tratar queimaduras químicas nos olhos
O uso de uma substância química requer cuidados. Do contrário, o manuseio indevido pode fazer com que a substância espirre em seu rosto, podendo atingir diretamente o olho.
   
Novos medicamentos para o tratamento da DMRI
Usar colírios lubrificantes e combater a fotossensibilidade pode retardar uma causa comum da cegueira, a DMRI
   
Mau uso das lentes de contato pode levar a problemas graves

Lentes de contato são uma opção prática para muitas pessoas com problemas de visão. Mas especialistas alertam: seu mau uso traz risco de cegueira. Estudo conduzido pelo oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier (Campinas), mostra que 2 em cada 10 brasileiros que usam lente de contato têm complicações na córnea.

   
Inibidor de Apetite Predispõe Mulheres ao Glaucoma
Risco está associado à dilatação da pupila provocada pela medicação e à menor profundidade da câmara anterior dos olhos.
   
Lentes de contato: mitos e descuidos que valem os olhos da cara
A utilização e o manuseio das lentes de contato ainda são marcados por práticas equivocadas por parte dos usuários. Confira os principais erros que podem causar desde simples incômodos à perda dos olhos.
   
Cigarro aumenta o risco de catarata e degeneração macular
Cigarro aumenta em até duas vezes o risco de catarata e degeneração macular
   
Vista cansada é problema garantido com a chegada da idade
Presbiopia atinge população com mais de 40 anos, mas tem tratamento ...
   
Confira 5 dicas para envelhecer com uma visão saudável
O aumento da expectativa de vida da população tem criado uma nova demanda: envelhecer com qualidade de vida.
   
Diagnóstico precoce é essencial para evitar as doenças da visão
Para marcar o Dia Mundial da Visão (8/10), Sociedade Brasileira de Oftalmologia alerta sobre os cuidados necessários para a saúde da visão de idosos
   
Clima seco e poluição podem aumentar a evaporação da lágrima

Clima seco e poluição podem aumentar a evaporação da lágrima e causar a Síndrome do Olho Seco.  A síndrome é a segunda maior causa de atendimento nos consultórios. Oftalmologistas alertam para o tratamento correto para evitar lesões que podem causar de desconforto e baixa da visão.

   
Alimentos para a visão

Confira cardápio que ajuda na prevenção de doenças oculares

   
60% das causas de cegueira infantil são evitáveis
60% das causas de cegueira infantil são evitáveis

O último levantamento do Conselho Brasileiro de Oftalmologia aponta que 43% das crianças cegas no mundo perderam a visão por causas evitáveis ou tratáveis...
   
Cresce Cegueira Entre Trabalhadores
Cegueira e visão subnormal por acidentes de trabalho crescem 26% de janeiro a maio deste ano, comparadas ao mesmo período de 2008.Catarata, doenças na conjuntiva e na córnea são as que mais afastam o brasileiro do trabalho.
   
Cirurgia para mudar a cor dos olhos gera polêmica
O sonho de mudar a cor dos olhos para sempre ainda é questionado por especialistas
   
Laser contra a cegueira
Médicos testam aparelho que promete prevenir uma das principais causas da falta de visão
   
Perda de visão na velhice
Depois dos cinqüenta anos, a principal causa de perda da visão é a degeneração da mácula...
   
Exame de fundo de olho pode se tornar obrigatório
A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou, em caráter conclusivo, o projeto de lei que torna obrigatório o exame de fundo de olho em recém-nascidos ...
   
Vitaminas podem diminuir perda visual por doença degenerativa da retina

Pesquisadores irlandeses apresentaram os resultados do primeiro estudo comparativo do uso de suplementos para prevenir o aparecimento precoce da degeneração macular da retina. Essa doença leva à perda progressiva da visão, sendo principal causa de cegueira no mundo ocidental...

   
Nova técnica restaura visão de cego que volta a dirigir

Um ex-agente da polícia que sofria de degeneração macular conseguiu recuperar a visão após uma intervenção cirúrgica pioneira no Reino Unido...

   
Saiba como identificar problemas de visão na idade pré-escolar
O baixo rendimento em sala de aula muitas vezes está relacionado a algum problema de visão e o estudante, pais e professores nem se dão conta disso. E, quanto menor a idade desse aluno, maior é a dificuldade para identificar essa deficiência porque a criança não sabe avaliar que enxerga mal.
   
Entrópio não é grave, mas precisa ser tratado no início
Quem convive com o entrópio sente, constantemente, a sensação de areia nos olhos e ardência. Os motivos geradores desse incômodo que se caracteriza pelo fato dos cílios nascerem voltados para o globo ocular, são até comuns, mas precisam ser tratados para manter a saúde da córnea ...
   
Síndrome de Laurence-Moon Bardet-Biedl (LMBB)

Síndrome de Laurence-Moon Bardet-Biedl (LMBB)

Na verdade trata-se de duas síndromes semelhantes e fáceis de serem confundidas num diagnostico clínico. A LMBB é uma doença complexa, que afeta várias partes do corpo, incluindo a retina. Ela aparece na infância, quando a retinose pigmentar é diagnosticada. Outros sintomas ajudam a definir essa síndrome: polidactilia (dedos extras nas mãos ou nos pés) obesidade, problemas renais. Cerca de metade dos que são afetados por essa síndrome apresentam dificuldades de aprendizado e de desenvolvimento emocional podendo apresentar em alguns casos traços de atraso mental.

Os afetados pela síndrome de Laurence Moon apresentam problemas neurológicos e só raramente apresentam polidactilia. Os casos de LM são extremamente raros. Mais comuns são os casos de Bardet Biedl, onde a polidactilia é um traço definidor da síndrome.

A síndrome LMBB tem um padrão de herança do tipo autossômico recessivo. Ambos os pais nesse caso são portadores do gen da LMBB ao lado de um gen normal, o que faz com que a doença não se manifeste nos pais, mas seja transmitida aos filhos. Em cada gestação, os pais portadores do gen LMBB terão 25% de chances de terem um filho com LMBB. Para isso é necessário que os gens da LMBB dos pais se combinem na criança formando um par de gens com mutações anormais.

Estudo mostra que mulheres têm mais problemas de visão
Flutuações hormonais, mudanças de hábito, aumento de radicais livres, hipertensão e diabetes fazem com que problemas visuais sejam em média 50% maiores entre mulheres...
   
Três nutrientes podem diminuir o risco de catarata
Os antioxidantes Luteina, Zeaxantina e Vitamina E podem ajudar na prevenção da catarata...
   
Terapia genética traz esperança de cura para a cegueira
Tratamento garante melhora em casos raros de cegueira hereditária ...
   
Brasil: duzentos mil não sabem do risco que tem de ficar cegos

A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) figura entre as piores doenças dos olhos, já que, na maioria das vezes, quando o paciente percebe os primeiros sintomas, o mal já esta instalado. Mesmo sem estatísticas nacionais oficiais, estimam-se que 200 mil brasileiros desconheçam que sofrem da doença. Importantes clínicas do país começam a utilizar a mais nova tecnologia para auxiliar no diagnóstico de DMRI, glaucoma e outras doenças da retina: o Stratus OCT (Tomógrafo de Coerência Óptica), único equipamento que mapeia e monitora mínimas alterações na retina...

   
SUS poderá oferecer exame oftalmológico preventivo para crianças

A Câmara analisa o Projeto de Lei  que obriga os estabelecimentos de saúde vinculados ao SUS a oferecer a todas as crianças, antes de completarem quatro anos de idade, exame oftalmológico preventivo...

   
Identificando a catarata mais cedo
Dispositivo desenvolvido para o programa espacial pode detectar a catarata com antecedência ...
   
Teste do Olhinho

O que é?
Como se faz?
Que doenças detecta?

   
Teste do Olhinho pode evitar cegueira infantil
O Conselho Brasileiro de Oftalmologia, CBO, alerta para a importância do teste que deve ser feito antes de a criança sair da maternidade e pode prevenir a cegueira infantil, entre outras doenças visuais na infância...
   
TESTE DO OLHINHO É SIMPLES E BARATO


Maria Edna e Arnaldo Jardim

Teste do Olhinho é simples e barato

O Teste do Olhinho, ou do Reflexo Vermelho, deve ser realizado rotineiramente, ainda na sala de parto, serve para detectar e prevenir doenças oculares

   
Como ver sem Enxergar
A imagem é falha mas o cérebro, bom ilusionista, preenche as lacunas da melhor forma ...
   
Evitando Acidentes Oculares em Crianças

O sol faz mal para os olhos do bebê?

Sim, por isso, proteja os olhos do bebê com uma fraldinha ou com chapéu. O sol das 7:00 às 10:00 da manhã é fundamental para os ossos do bebê, mas é prejudicial, se olhado diretamente.

   
O cuidado com os olhos na prática de esportes
As lesões oculares decorrentes da prática de esporte são mais comuns do que se imagina...
   
Novo Cosmético Pode Prejudicar a Visão
Novo cosmético modifica a estrutura dos cílios sem mascarar como o rímel e agita brasileiras, mas contém substância que causa todos os efeitos colaterais de colírio para glaucoma.
   
Uso Errado de Colírio Gera Alergia
Uso errado de colírio gera alergia
Substância usada para tratar glaucoma está sendo aplicada, sem aprovação, para aumentar cílios
   
Quando o acompanhamento oftalmológico deve fazer parte do pré-natal?
Mulheres que apresentam hipertensão arterial e diabetes gestacional podem apresentar alterações na retina e no nervo óptico ...
   
Nova lente reduz desconforto no computador
Lente de contato biocompatível transmite 3 vezes mais oxigênio à córnea e reduz a evaporação da lágrima que é maior entre usuários de computador...
   
Instituto da Visão divulga avanços no tratamento do Ceratocone
O Instituto da Visão – UNIFESP iniciou um novo protocolo para tratamento de Ceratocone, principal causa de transplantes de córnea no Brasil e no mundo...
   
Estresse aumenta risco de doenças nos olhos
Estresse está relacionado a alterações oculares que vão de espasmo palpebral, na proporção de duas mulheres para cada homem, até doenças degenerativas...
   
Cirurgia de Catarata permite rejuvenecimento da visão

Novas técnicas possibilitam enxergar com melhor qualidade e até 53% melhor do que com lentes tradicionais. Idosos podem recuperar visão de jovem adulto...

   
Risco de Cegueira

O impacto dos potentes fachos de luz provoca danos irreversíveis no olho humano.

   
Síndrome de Laurence-Moon Bardet-Biedl (LMBB)
Na verdade trata-se de duas síndromes semelhantes e fáceis de serem confundidas num diagnostico clínico...
   
Formação da visão - Janelas da alma
O desenvolvimento da visão nos seres humanos acontece nos primeiros anos de vida, mas os cuidados com a saúde ocular devem ser observados pela vida toda.
   
ESCALA DE SNELLEN
A Escala de Snellen, também conhecida como Escala Optométrica de Snellen é utilizada para fazer pré-diagnóstico da acuidade visual
   
COMO ENXERGAMOS
Como enxergamos
Todas as imagens e luz atravessam a córnea, o humor aquoso, a pupila, cristalino e o humor vítreo.
   
OS CUIDADOS COM OS OLHOS EM CADA FASE DA VIDA

O importante é descobrir o problema cedo e tratar rapidamente

Paulo Janot Borges Jr., oftalmologista de Brasília especializado em estrabismo e oftalmopediatria, falou ao Especial Cidadania sobre os cuidados com os olhos nas diversas fases da vida

EC – Quando devemos começar a nos preocupar com a saúde dos olhos?

Desde o nascimento. Além do leite materno, boa alimentação e cuidados com a higiene, é preciso levar o bebê ao oftalmologista antes de ele completar seis meses para verificar se está tudo bem.

   
O QUE FAZER PARA MANTER SUA VISÃO SAUDÁVEL

* Procure o oftalmologista sempre que sentir coceira nos olhos, dificuldade para enxergar, lacrimejamento, dor de cabeça.

* Televisão e computador: a cada hora, faça um intervalo de descanso e fique pelo menos a 50cm do monitor.

* Sol: use óculos escuros de boa qualidade para proteger a visão – cuidado com as falsificações que não protegem e podem prejudicar os olhos.

   
EVITANDO A CEGUEIRA

No Brasil, estima-se que haja 1,2 milhão de pessoas cegas e cerca de 4 milhões de deficientes visuais. Sem ações de prevenção, o número de cegos em todo o mundo deve chegar a 76 milhões em 2020, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Ainda de acordo com a OMS, 51 milhões dessas pessoas não ficarão cegas se tiverem acesso aos atuais recursos da medicina e a melhores condições de vida.

   
DOENÇAS MAIS COMUNS E SEUS TRATAMENTOS

Astigmatismo – Visão turva e nublada causada por defeito na córnea. Compensada com óculos de grau ou lentes de contato, ou corrigida com cirurgia.

Catarata – Deficiência da passagem da luz através do olho, porque o cristalino fica opaco. Corrigida com cirurgia.

   
CATARATA

Definição

Catarata é a opacidade da lente natural do olho, tanto localizada como generalizada no cristalino. Geralmente atua de maneira progressiva. Inicia-se com diminuição da acuidade visual

   
ESCALA DE SNELLEN
A Escala de Snellen, também conhecida como Escala Optométrica de Snellen é utilizada para fazer pré-diagnóstico da condição visual
   
CERATITE
Definição

Trata-de de uma inflamação da córnea que pode ser desde um problema crônico e levar ao déficit visual e inclusive a perda da visão.

   
DEGENERAÇÃO MACULAR
Degeneração Macular

A mácula é um ponto no centro da retina, responsável pela visão central usado para a leitura e para outras tarefas refinadas. A degeneração macular causa dano ou falência dessa região. Impede ou dificulta a leitura e os trabalhos feitos de perto sem, contudo, causar cegueira total. Se a visão periférica não estiver comprometida por outros problemas, é possível ver os objetos que ficam ao lado da mancha provocada pela degeneração macular.

   
DMRI
Definição

A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) degenerativa é também conhecida como degeneração senil de mácula é caracterizada por significativas alterações em algumas regiões da mácula. Inicialmente pode não apresentar problemas quanto à função visual, mas a médio prazo a baixa acentuada da visão e até a perda da visão podem ocorrer. Em geral, acontece em pessoas acima dos 50 anos e basicamente se apresenta de duas formas: a DMRI atrófica (seca) - mais freqüente e a DMRI exsudativa (úmida).

   
ENDOFTALMITE
Definição

A endoftalmite constitui uma das sérias complicações entre as infecções oftalmológicas. É rara após procedimentos cirúrgicos eletivos e mais freqüente em situações pós-traumas devido às condições de assepsia, desorganização das estruturas oculares e maior presença de agentes que infectam os olhos.

   
GLAUCOMA
Definição

O aumento da pressão intra-ocular e danos ao nervo óptico caracterizam o glaucoma, que se inicia com um bloqueio ao fluido no interior do olho. O diagnóstico precoce pode preservar a visão do olho glaucomatoso e torna-se determinante um exame oftalmológico anual para todas as pessoas.

   
NISTAGMO
Definição

O termo nistagmo é usado para descrever os movimentos oculares oscilatórios, rítmicos e repetitivos dos olhos. É um tipo de movimento involuntário dos globos oculares, geralmente de um lado para o outro e que dificulta muito o processo de focagem de imagens. Os movimentos podem ocorrer de cima para baixo ou até mesmo em movimentos circulares e podem surgir isolados ou associados a outras doenças.

   
PRESBIOPIA
Definição

Presbiopia é também conhecida como vista cansada. Trata-se do enfraquecimento do poder de acomodação para a visão de perto devido à perda da elasticidade do cristalino. O problema é evidente, em geral, a partir dos 40 anos, reduz gradualmente a visão para perto e também está relacionado com as necessidades de esforços visuais de cada indivíduo.

   
RETINOPATIA DIABÉTICA

Definição

Trata-se de uma decorrência do diabetes que, quando há um nível elevado de glicose no sangue durante um bom tempo provoca alterações nos vasos sangüíneos de todo o corpo e, inclusive, nos pequenos vasos sangüíneos da retina. Os vasos podem ser lesados, afetar ambos os olhos e acarretar  graves distúrbios visuais. A retinopatia diabética tem curso insidioso, não provoca sintomas e muitas vezes é detectada tardiamente e é uma das principais doenças oculares relacionadas à perda súbita irreversível da visão.

   
RETINOSE PIGMENTAR
Definição

A retinose pigmentar constitui um grupo de doenças da retina com caráter de degeneração gradativa das células da retina sensíveis à luz. Pessoas afetadas podem ter dificuldade de enxergar em locais com pouca luminosidade ou claridade excessiva, perdem progressivamente a visão periférica ou a visão noturna. Portadores da doença esbarraram facilmente em pessoas e objetos fora de seu campo visual.
   
STARGARDT
Doença de STARGARDT
A doença de Stargart é um quadro clínico de caráter hereditário, que se evidencia, dos 10 aos 20 anos de idade. Se manifesta com diminuição da visão central e preservação da periférica. Em princípio, apresenta somente alterações visuais. Alterações auditivas ou de outros sistemas, não fazem parte desta doença. Outra síndrome, a de USHER, realmente se caracteriza por perda da acuidade visual, associada a perda auditiva e deve ser investigada por um otorrinolaringologista.
   
TRACOMA

Definição

Infecção que afeta os olhos e, se não for tratada, pode causar cicatrizes nas pálpebras  e cegueira.

   
UVEÍTE
Definição

É uma inflamação intra-ocular que compromete total ou parcialmente a íris, o corpo ciliar e a coróide (o conjunto dos três formas de úvea), com envolvimento freqüente do vítreo, retina e vasos sangüíneos. O trato uveal é a camada vascular média do olho, podendo ser dividida em três partes: íris - formada pela porção anterior, corpo ciliar - porção intermediária e a coróide - porção posterior.

   
SAIBA MAIS SOBRE A CEGUEIRA

Definição

Uma delimitação de deficientes visuais, cegos e portadores de visão subnormal, se dá por duas escalas oftalmológicas: acuidade visual, aquilo que se enxerga a determinada distância e campo visual, a amplitude da área alcançada pela visão.

   
COMO ANDA A VISÃO DO SEU FILHO?

Diagnóstico Seguro na Oftalmologia.

Os olhos das crianças podem apresentar precocemente sinais de alguma anomalia, comprometendo sua visão no futuro. Tais defeitos geralmente são detectados nas visitas regulares ao pediatra que deverá, em exames de rotina, testar a capacidade da criança reconhecer pequenos objetos ou imagens a certa distância.

   
SÍNDORME DO OLHO SECO

Maria Falcão
   
Anote aí mais uma síndrome do mundo moderno: síndrome do olho seco. Sei que em meio a tantas - síndrome do pânico, do excesso de informação e da falta de, síndrome da fadiga em excesso, etc - essa talvez não desperte o interesse necessário para ser incluída em qualquer lista-de-problemas-a-se-preocupar. Mas aconselho uma olhadinha básica nos seus principais sintomas, causas e tratamento. Vai que um dia você precise, não é mesmo?
Digo isso pois já fui do tipo que esquecia que olho era órgão e sei de muita gente igualzinha a mim. Pra falar a verdade só comecei a prestar mais atenção neles quando percebi que a minha performance na "leitura a distância" já não era mais a mesma.

   
GENÉTICA CONTRA CEGUEIRA

 Hospital britânico testa genética contra cegueira

Um hospital britânico realizou a primeira tentativa de tratamento genético, considerado revolucionário, contra a cegueira. Uma equipe de cirurgiões do Moorsfield Eye Hospital, de Londres, operou um jovem nascido com um raro problema ocular conhecido como amaurose congênita de Leber (LCA), que piora com o passar dos anos, segundo a edição de hoje do jornal The Times.
Os médicos inseriram genes em um dos olhos de Robert Johnson, 23 anos, que só via os contornos das coisas à luz do dia e quase nada durante a noite. Johnson é um dos doze pacientes selecionados para o primeiro teste clínico do novo tratamento, que já demonstrou sucesso em cachorros. No entanto, transcorrerão alguns meses até que os pesquisadores saibam se sua primeira operação em humanos foi um sucesso.

   
TESTE PERMITE DIAGNÓSTICO PRECOCE DE ALTERAÇÃO OCULAR EM RECÉM-NASCIDOS

Agora é lei. Todo recém-nascido em Minas Gerais vai passar por exame preventivo a alterações oculares antes mesmo de a mãe obter alta da maternidade. O Teste do Reflexo Vermelho, como é chamado, tornou-se obrigatório

   
IMPLANTE DE RETINA ARTIFICIAL É SOLUÇÃO PROMISSORA PARA CEGOS

Implante de retina artificial é solução promissora para cegos
Por Julie Steenhuysen SAN FRANCISCO, Estados Unidos (Reuters)

Um pequeno implante elétrico que pode ser fixado na retina será capaz de restaurar parcialmente a visão de pacientes que se tornaram cegos devido a problemas causados pela degeneração associada ao envelhecimento, anunciaram pesquisadores norte-americanos.

   
OMS ESTIMA QUE O DIABETES DEVA ALCANÇAR 333 MILHÕES DE PESSOAS EM 2025

OMS estima que o diabetes deva alcançar 333 milhões de pessoas em 2025

Estudo recente divulgado pela Organização Mundial de Saúde, OMS, revela que as principais causas de morte no mundo mudarão em 25 anos e a América Latina será uma das regiões onde esta mudança será mais evidente, por causa do maior impacto das afecções crônicas - cardiovasculares, acidentes vasculares cerebrais e diabetes - e por causa grande do aumento da incidência da AIDS.

   
RISCOS DA CONVIVÊNCIA
No convívio entre cachorros e humanos, um dos maiores vilões é uma doença chamada toxocaríase, causada pelo toxocara canis, parasita intestinal canino, encontrado em mais de 50% dos cães saudáveis... As complicações da toxocaríase podem causar descolamento de retina, catarata, ambliopia, deficiência visual e cegueira.
   
Voltar Topo Indicar a um amigo Imprimir
 

CMDV - Comércio de Materiais para Deficientes Visuais Ltda-ME
CNPJ 65.666.315/0001-18 - Insc.Est. 113.397.712.111 ME
Fone: (11) 3768-2595
cmdv@cmdv.com.br

  Nipotech