no site na web Voltar ao inícioHomePesquisarPesquisarMapa do siteMapa do Site

Alimentos para a visão

Alimentos para a visão

Confira cardápio que ajuda na prevenção de doenças oculares
Todo mundo já deve ter ouvido pelo menos uma vez na vida que certos alimentos fazem bem para a vista. Porém, a relação do que se come com a boa funcionalidade dos olhos pode gerar alguma dúvidas. Para a nutricionista funcional Daniela Jobst, uma refeição equilibrada é importante não somente para determinadas partes do corpo, mas para tudo que o envolve.

“Os alimentos podem influenciar em diversos aspectos de nosso corpo, por isso a importância de ter sempre uma dieta balanceada e que forneça todos os nutrientes importantes, para suprir a necessidade de todo o organismo e não apenas de partes isoladas”, explica Daniela.

As vitaminas são as substâncias que têm papel principal no processo de melhora da visão, sobretudo a “A”, cuja ausência pode causar uma má visão noturna, catarata e a degeneração macular relacionada à idade (DMRI).

“A vitamina A é uma das principais na função protetora da área ocular, e trabalha em conjunto com as vitaminas B, D e E, cálcio, fósforo e zinco, que estão distribuídos em uma variedade de alimentos, ajudando também no funcionamento adequado do sistema imunológico. As fontes da Vitamina A estão presentes em alimentos com pigmentação laranja, vermelho e amarelado”, explica Ana Paula Souza, nutricionista da Clínica de Nutrição Santé.

O que comer
Alguns tipos de alimento de origem animal são ricos nas principais vitaminas necessárias para a “boa visão”, como explica Ana Paula. “Fígado de peixe, óleo de fígado de bacalhau, fígado bovino, carnes, ovos, leite integral e seus produtos gordurosos (creme de leite, manteiga), são ricos nessas vitaminas”, diz a nutricionista.

Porém, não é somente nos animais que a substância está presente. Os vegetais também são importantes para a manutenção de uma visão saudável. “Os alimentos como o espinafre e a cenoura, ricos em luteína, que é excelente antioxidante para a saúde ocular, também são indicados. Assim como as fontes de vitamina C, como frutas cítricas e morango, e de Vitamina E, como a noz e o azeite de oliva extra-virgem”, explica Daniela.

A falta
Nosso organismo exige uma ingestão diária de vitaminas, dependendo das necessidades individuais. A ausência dessas substâncias pode causar problemas ao corpo. A nutricionista Ana Paula listou os principais sintomas negativos causados pela falta de Vitamina A.

• Problemas na acomodação visual;
• Distúrbios na percepção das cores;
• Secura nos olhos;
• Fotofobia (sensibilidade à luz);
• Cegueira noturna;
• Queda na resistência do sistema imunológico.

Suplementos
Uma solução muito usual quando o assunto é reposição de vitaminas é a utilização de suplementos. Porém, o aproveitamento de seus benefícios é mais bem associado quando utilizado junto com outros alimentos.

“Na questão dos suplementos, são indicados em casos específicos, em que a dieta não é suficiente nesta vitamina. Entretanto, é melhor assimilado pelo organismo através da dieta, pois, a vitamina A, assim como outras vitaminas e minerais, exerce um sinergismo com o alimento, trazendo outros benefícios além da função vitamínica”, diz Ana Paula.

Por Fausto Fagioli Fonseca

 
 
Voltar Topo Indicar a um amigo Imprimir
 

CMDV - Comércio de Materiais para Deficientes Visuais Ltda-ME
CNPJ 65.666.315/0001-18 - Insc.Est. 113.397.712.111 ME
Fone: (11) 3768-2595
cmdv@cmdv.com.br

  Nipotech